Postagem + Popular

quarta-feira, 5 de outubro de 2011



Durante o último final de semana o skate dominou totalmente a região de Kimberley, na África do Sul, conhecida pelas suas minas de diamantes. A versão africana do Maloof Money Cup movimentou tanto a cidade que algumas leis tiveram que ser mudadas provisoriamente, como os bares que normalmente precisam ser fechados às 2 da manhã e puderam funcionar 24 horas. As autoridades compararam o evento com a Copa do Mundo de futebol, que aconteceu no país em 2010.
Mas o que vai ficar em definitivo, como legado do evento, é a pista construída para a competição. Os skatistas sul-africanos agora tem uma das melhores skate plazas do mundo para desenvolver seu skate. E se engana quem acha que não existia skate no continente antes do MMC. A disputa amadora foi de altíssimo nível e teve o skatista da Cidade do Cabo Justus Kotze como campeão.
O país teve outro grande motivo para se orgulhar. Apesar de atualmente morar na Austrália, Tommy Fynn nasceu na África do Sul e conquistou a segunda colocação na competição principal de street. Ele havia ficado em quarto lugar na etapa eliminatória e foi cabeça de chave na semifinal homem a homem. Na semi, derrotou o canadense Ryan Decenzo, contou com a própria sorte e azar de Colin Provost que deslocou o ombro faltando um minuto, e na grande final, perdeu para o campeão Ishod Wair.
undefined
Joe Maloof, o idealizador do Maloof Money Cup e dono do time Sacramento KingsCrédito da imagem: Cortesia Maloof Money Cup
Em 2010, Joe Maloof, o idealizador do Maloof Money Cup e dono do time Sacramento Kings com o irmão Gavin, anunciou um bônus de um milhão de dólares para o skatista que vencesse quatro MMCs consecutivos. Foi um desafio subliminar para Chris Cole, que ganhou três MMCs na sequência, mas assinou um contrato de exclusividade com a Street League Skateboarding que o impedia de participar de eventos como o Maloof Money Cup. Mas Rob Dyrdek, criador da Street League, deu carta branca para Cole ir atrás do milhão. Chris Cole decidiu que iria competir em Orange County, na Califórnia, onde ganhou em 2009 e 2010, mas pode ser que esse campeonato não se concretize em 2011. O verão norte-americano já acabou e o evento não foi confirmado. Como as três edições do Maloof Money Cup realizadas em 2011 tiveram vencedores diferentes (Greg Lutzka em Nova York, Andrew Reynolds em Washington e Ishod Wair na África do Sul), o milhão de Cole pode ficar para 2012. A não ser que Ishod se profissionalize e ganhe os próximos três Maloof Money Cups. É, Ishod ainda é um skatista amador nos EUA, e na África o campeonato foi Open.
undefined
Ishod Wair, campeão do Maloof Money Cup na África do SulCrédito da imagem: Cortesia Maloof Money Cup
undefined
O legado dos irmãos Maloof para os skatistas sul-africanosCrédito da imagem: Cortesia Maloof Money Cup

Nenhum comentário:

Postar um comentário