Postagem + Popular

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Chaz Ortiz: Jovem veterano no street profissional




Com 18 anos, Chaz Ortiz é um veterano na profissão de skatista. Nos últimos anos ele participou de diversos campeonatos, produziu partes de vídeo, competiu em inúmeros X Games.
Na Street League, mesmo estando longe do topo, Chaz sempre está na final e sempre joga  manobras bem técnicas. Leia a seguir uma entrevista exclusiva com Ortiz e conheça um pouco mais sobre a mente desta ‘maquininha de manobras’.
ESPN mostra os bastidores da Street League
Acompanhe no final de novembro o ESPN DOX ‘Liga Extraordinária” conheça no documentário os bastidores da Street League, a cabeça de Rob Dyrdek e os principais nomes do circuito como Luan Oliveira, P-Rod e Nyjah Huston.
Street League Series
Chaz Ortiz
Chaz Ortiz durante uma das etapas da Street League
ESPN.com: Você acha que essa parte de vídeo vai mudar a cabeça das pessoas que o consideram apenas um skatista de competições?
Chaz Ortiz: Eu espero que sim, seria legal. Quer dizer, não há nada que eu realmente possa fazer. Eu só queria fazer essa parte porque não tinha feito nada desde o "State Of Mind" da Zoo York, quando eu tinha 14 ou 15 anos. Já faz um tempo. Eu queria fazer isso por mim mesmo e por todos, não quis cobrar ninguém por isso. Nós definimos uma data para começar e uma data para terminar e acabamos tudo em uns 9 ou 10 meses.
ESPN.com: É mais fácil filmar uma parte de vídeo agora que você tem todas as manobras dominadas após competir na Street League?
Chaz Ortiz: Na verdade não. Na rua essas manobras levam muito mais tempo, não é fácil. Eu batalhei muito para acertar essas manobras nessa parte de vídeo por ter ficado muito tempo sem fazer ou porque o lugar era complicado. Na Street League você já sabe o que esperar, então sabe o que fazer ou que manobras mandar. É diferente.
ESPN.com: Foi estranho ter uma pessoa mais velha andando com você por vários meses para filmar a parte?
Chaz Ortiz: Eu conheço RB Umali desde quando tinha 11 anos. Ele filmou minha primeira manobra, um kickflip em um doble set em Nova York, e tenho filmado com ele desde então. Eu não gosto de filmar com muitas pessoas e eu me sinto confortável com ele. Nós conseguimos fazer o que precisamos e não importa o quanto tempo leve, ele quer sempre filmar.
Street League Series
Chaz Ortiz
Chaz Ortiz teve durante toda a temporada 2012 uma excelente performance na Street League
Street League Series
Chaz Ortiz
Chaz Ortiz, sendato com Sheckler e P-Rod
ESPN.com: Você pratica manobras no seu park pensando em lugares específicos na rua?
Chaz Ortiz: Sim, algumas manobras são assim, como o 180 nosegrind switch flip. Eu aprendi no park e depois levei para essa "ledge" que meu amigo construiu. Qualquer manobra que eu esteja tentando fazer, eu tento fazer na rua. Mas com certeza ajuda praticar antes.
ESPN.com: O que foi mais importante para você: ir bem na Street League ou finalizar o vídeo?

Chaz Ortiz: Com certeza finalizar o vídeo. Eu precisava daquelas últimas imagens e não me importava que a Street League estava logo ali. Eu trabalhei muito para isso. Assim que acabava uma etapa da Street League eu ia para Atlanta ou Flórida para filmar. Eu não estava praticando para a Street League, eu estava apenas andando de skate pelas ruas e filmando e depois indo direto para a competição.
Street League Series
Chaz Ortiz e Nyjah Huston
Chaz Ortiz e Nyjah Huston
Bryce Kanights/ESPN Images
Chazz Ortiz Bs Boardslide nos X Games de 2012
Chazz Ortiz Bs Boardslide nos X Games de 2012
ESPN.com: Você planeja sua rotina de filmagens de acordo com as etapas da Street League, esperando os momentos certos para fazer as manobras mais difíceis?
Chaz Ortiz: Sim, eu fiz isso mesmo. Eu tentei fazer as maiores manobras no primeiro dia das viagens para ter tempo o suficiente para as paradas da Street League. Eu não queria estar muito desgastado para andar na competição.
Por exemplo, a primeira vez que eu tentei o big varial heel na minha parte, eu estava tão acabado que não conseguia nem andar e nem consegui acertar. Então na tentativa seguinte eu planejei parar uma semana antes da Street League para estar em forma. Felizmente eu acertei a manobra após umas dez tentativas e não fiquei muito acabado. Depois disso a parte de vídeo estava praticamente terminada
ESPN.com: Você já chegou a chorar por não ganhar um campeonato?
Chaz Ortiz: Claro que não!
ESPN.com: Nem mesmo quando era criança?
Chaz Ortiz: Bom, talvez uma vez, quando eu tinha seis ou sete anos. Mas não recentemente. Eu levo a sério, mas não se dar bem acontece. Claro que eu fico  um pouco chateado, mas não é o fim do mundo.
ESPN.com: O que você tem feito com o dinheiro dos campeonatos?
Chaz Ortiz: Eu invisto e economizo. Eu não gasto muito dinheiro, apenas com algumas coisas. Quer dizer, eu ganho tudo que preciso, então não tenho muito com o que gastar.
Dom Cooley/Shazamm/ESPN Images
Chaz Ortiz, Blunt nos X Games 16
Chaz Ortiz, Blunt nos X Games 16
Christian Pondella/ESPN
Chaz Ortiz, Fs 5-0 nos X Games 16
Chaz Ortiz, Fs 5-0 nos X Games 16
ESPN.com: Que tipo de coisas você ganha da Gatorade?
Chaz Ortiz: Eu tenho uma máquina no meu park, alguns coolers em casa e garrafas empilhadas até o teto. Eles arranjam algumas coisas, tipo entradas para o Superbowl. É legal fazer parte disso. Eu também conheci caras como Michael Jordan e Dwayne Wayde gravando comerciais.
ESPN.com: Você costuma ser muito reconhecido?
Chaz Ortiz: Quase sempre que saio para algum lugar. É meio estranho, mas é por causa de competições como os X Games ou o Dew Tour que acabo aparecendo muito na TV.
ESPN.com: De acordo com algumas teorias o mundo deve acabar em 2012. O que você acha disso?
Chaz Ortiz: Eu acho que não. Disseram a mesma coisa no ano 2000. No começo eu ficava um pouco assustado de tanto que falaram disso. 
Eu posso ser louco, mas honestamente eu acho que fazem isso porque estamos obviamente na pior situação econômica nesse momento. Eles falam isso para as pessoas saírem gastando dinheiro e reerguer a economia.
 Tipo "ah meu deus, o mundo vai acabar, saia gastando que nem louco, compre coisas que você não precisa, comida para estocar no porão, tendas e abrigos".
Podem dizer qualquer coisa nos noticiários e todos vão acreditar. Se eles mandassem comprar pipoca para viver para sempre, todo mundo compraria.
Bryce Kanight/ESPN
Chazz Ortiz nos X Games de 2011
Chazz Ortiz nos X Games de 2011
ESPN.com: Então se o mundo não acabar, você vai continuar filmando?
Chaz Ortiz: Sim, o Zoo team está filmando um vídeo promocional da East Coast, então estou preparando algumas manobras para isso.

Crédito à Postagem: ESPN Skate

Nenhum comentário:

Postar um comentário