Tom Schaar girando o primeiro 1080° em uma competição.Foto: Aguinaldo Melo/ ESPN
Na final da mini megarrampa dos X Games Asia,Tom Schaar, um garoto de 12 anos fez novamente história acertando o primeiro 1080 em uma competição. Os três giros no ar deram o primeiro ouro para o skatista.
Desde do primeiro dia de treinos na mini megarrampa dos X Games Asia, Tom Schaar já mostrava que teria algo na manga para a competição. No primeiro treino o garoto voltou dois 900, manobra que apenas oito skatistas fazem no mundo, e que normalmente é guardada para o ápice de grandes eventos.
Na final da mini megarrampa Tom acertou o seu primeiro 900 desta segunda-feira. A manobra lhe garantiu a vaga em primeiro lugar para a superfinal.
Na superfinal, seis skatistas droparam para o público chinês, entre eles estavam dois brasileiros, Rony Gomes e Bob Burnquist.
O primeiro, um nome da nova geração, o segundo um ídolo de todos os skatistas.
Bob Burnquist estava fora do seu balanço habitual. Acostumado a competir, Bob não tem problemas para lidar com a pressão, mas esta não era a sua segunda-feira.
A combinação que ele havia acertado na primeira tentativa do dia anterior custou para sair, e quando saiu, não foi suficiente para chegar perto de algo nunca feito antes em uma competição. Bob terminou com a prata.
Do outro lado, Rony Gomes dropou e jogou com suas habilidades. Um frontside heelflip catando no gap e um 720 eram sua armas para a final. Rony ainda tentou um combo com um 360 bs sem segurar passando o gap indo para um twist flip no quarter pipe. O skatista ficou em terceiro lugar.
Tom Schaar jogou dois novecentos ainda durante os treinos dos X Games Asia>Foto:: Charlie Xia/ESPN Images
Tom Schaar acertou no mesmo dia dois 900 e um 1080Foto: Aguinaldo Melo/ESPN
O primeiro 1080 em uma competição.
Antes de falar do 1080, temos que falar do 900. Tom acertou dois na superfinal. O garotou colocou a manobra logo na sua primeira tentativa. Com uma nota alta nas mãos, Schaar partiu para colocar os três giros no ar.
Na primeira tentativa o giro não foi suficiente, mas a manobra estava no pé. Após duas tentativas, Tom deixou claro que o 1080 não é mais uma manobra impossível.
O garoto partiu para o drop, passou o gap de 180 e de costas foi direto para o quarter-pipe – determinado com o que iria fazer.
O giro foi perfeito, na aterrissagem o skatista voltou bem no final do quarter-pipe, muito por causa da altura da rampa e da velocidade.
O público aplaudiu, mas era claro que muito não havia entendido o que havia sido feito.
No rosto de Tom Schaar era possível ver uma mistura de alivio com felicidade. “Ufa voltei o 1080”Estas não foram suas palavras, mas era claro isto em seus olhos.
“Este foi o terceiro 1080 que eu voltei em minha vida”, disse Tom após ter sido levantado pelo seu ídolo, Bob Burnquist.
Tom fez história nesta tarde em Shanghai. O 1080 é possível e foi feito pela primeira vez em uma competição dos X Games.
Tom Schaar acenando para o público chinês. Poucos conseguiram entender o que ele havia feito>Foto:: Aguinaldo Melo/ESPN
Após a manobra Tom comemorou com Rony Gomes que estava no topo da recepção>Foto:: Aguinaldo Melo/ESPN
Tom Schaar girando o inédito 1080° em uma competição>Foto:: Aguinaldo Melo/ESPN